Seja um seguidor deste blog. Que tal?

Central Blogs

Numeros de postagens e comentários

por Mega Fire M.F

Blogueiros e não blgueiros

Dia e horas

Seguidores

Pesquisar

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nossos próprios preconceitos



Saudações blogueais.
Hoje é sexta-feira. Inicio de fim de semana. Feriado nacional na segunda: Dia da proclamação da republica do Brasil. Muitos em casa. Tantos outros viajando. É, mas vamos ao que interessa, ou seja, escrever sobre um determinado assunto ou tema. 
Preconceito.
Todos somos preconceituosos? Somos preconceituosos de nós mesmos? Ou só dos outros?
O homem, ser racional, querendo ou não, ele é. Uns são mais; outros são menos ou "quase nada". Mas não somente. A natureza e os seus seres irracionais também são. Temos muitos exemplos.  E os são de várias maneiras.
Alguém vai dizer: Isso não é desculpa. Concordo plenamente. Por que? A resposta, acho que é simples. Nós, como seres racionais, e essa palavra diz tudo, mais conhecidos como seres humanos,  temos o poder de pensar, de tomar decisões boas ou ruins - dependendo da visão de quem - para nós próprios ou  à terceira pessoa.
Esse "poder" pode, ou não, interferir no positivo ou negativo.
Na maioria das vezes, no caso do preconceito. é negativamente. Ele vem através de atos e palavras. Vem para machucar, excluir. Excluir a nós mesmos ou/e aos outros.
O preconceito que temos dos outros é o espelho do que sentimos em nós próprios! 

Escrito por mim

3 comentários:

Lu Araújo disse...

preconceito com a propria palavra diz pode ser considerado com um PRÉ-CONCEITO, geralmente sentimos isso pelas outras pessoas. Eu mtas vezes tenho esse pré-conceito de algumas coisas e pessoas tb, não tenho vergonha de dizer, sei q é uma coisa mt feia, mas sou normal. Obvio q temos preconceito pelo desconhecido, eu pelo menos sou assim, de uma comunidade, de gostos musicais e um tipo de pessoa.
adorei essa abordagem Rolando.
bjos!

Renata disse...

Amei o post. Vc escreve muito bem
Também estive aqui.
Beijos!

Parapeito disse...

pois...eu tento...porque detesto injustiças....e que maior injustiça que a do preconceito...
se as vezes me desvio um pouco...tento logo voltar ao caminho certo :)
seria tudo mais fácil se nos aceitassemos todos como realmente somos
brisas doces*